terça-feira, 24 de maio de 2011

Já conseguiu imaginar como seria o mundo sem o Engenheiro Civil?


www.cartoonstock.com

A internet nas profissões



A internet trouxe muitas inovações e oportunidades, nas áreas da educação, negócios, relacionamentos, marketing entre outros. A Internet tem possibilitado a formação de novas formas de interação, organização e atividades sociais, graças as suas características básicas, como o uso e o acesso difundido.
A diminuição do custo de telecomunicações e dos preços do equipamento informático, aliada à facilidade de utilização dos computadores nos dias de hoje, bastando apontar o mouse para, por exemplo, consultar dezenas de bases de dados especializadas, tornou bastante acessível a ligação individual à Internet.
A internet é também, um importante veículo para a busca e troca de informação cientifica e técnica entre profissionais, inclusive da engenharia. Além disso, ela também se tornou um grande mercado para as empresas; algumas das maiores empresas hoje em dia cresceram tomando vantagem da natureza eficiente do comércio e da publicidade a baixos custos na Internet. É o caminho mais rápido para difundir informações para um grande número de pessoas simultaneamente.

Engenharia Civil







É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais. Ele também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.

O mercado de trabalho

O mercado para o engenheiro está aquecido em todo o país, e a expectativa é melhorar ainda mais nos próximos anos. O bom momento atual é reflexo do crescimento da economia e de projetos do governo federal como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa Minha Vida, que aumentou a oferta de imóveis, o que beneficia o bacharel. Para os próximos anos, a demanda pelo profissional deve aumentar, já que dois grandes eventos serão sediados no país: a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016. "Serão grandes construções, como portos, canais, barragens, que levam de quatro a cinco anos para ficar prontas. O mercado só tende a melhorar ainda mais", afirma José Gabriel Maluf Soler, coordenador do curso da PUC Minas. De acordo com ele, a construção civil é o setor que mais absorve esse bacharel. O aquecimento do mercado imobiliário nos últimos anos segue influenciando a grande procura por esse engenheiro. Escritórios de arquitetura também costumam contratar o profissional para atuar no planejamento de projetos. Entre os setores apontados como promissores, estão o de petróleo e gás, que deverão receber investimentos em obras de grande porte, como gasodutos, refinarias, plataformas, navios e estaleiros. Outras áreas com boa perspectiva são energia e saneamento básico. 



Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).

O curso

Disciplinas como matemática, física, estatística, desenho e lógica são o forte do currículo. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em cálculo e desenho. Há atividades em laboratório e matérias das áreas de administração e economia que ensinam técnicas e métodos de gerenciamento de projetos e equipes. Nos três anos finais, você cursa disciplinas mais ligadas às áreas de especialização escolhidas: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia. Para obter o diploma, o estágio é obrigatório, assim como um trabalho de conclusão de curso. Fique de olho: Há instituições que oferecem formação direcionada a uma área específica, como estruturas, transportes e meio ambiente. A Furg possui o curso de Engenharia Civil Costeira e Portuária. 

Duração média: cinco anos. 

O que você pode fazer

Construção urbana

Projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos.

Estruturas e fundações

Projetar e edifi car fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.

Gerência de recursos prediais

Manter em ordem a infraestrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.

Hidráulica e recursos hídricos

Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.

Saneamento

Fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.

Transportes

Projetar e construir obras de infraestrutura, como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs e viadutos.
Se ainda tem algumas duvidas confira esse vídeo de um profissional recem formado na área:

Curta o Funk da Engenharia

Conheça os Mebros do Grupo do Trabalho Meios de Comunicação em massa:


Jordana Benvindo

Lucas Marinho

Giovane Mantovani

Juliana Bandeira

Nayara

Ihara Costa

Cleydiane Aguiar

Antonio Napoleão

Valber Santana

Cesar Pacheco

Keyla Nogueira

Bruno Manduca
Carlos Augusto

Carlos Arruda


Outro Membro do Grupo é o Tiago Macário não temos nehuma foto dele.

Conheça um pouco mais da turma do 1º período de Engenharia Civil do 1º semestre de 2011

Calourada de Engenharia

Momento Do Intervalo

Farrinha Depois da Aula


Dia que não teve aula, foram todos para casa do César


Dia de Prova de Inglês

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Telha Ecológica, um leve salto para a construção civil e um enorme salto para a preservação ambiental!

A mais alta tecnologia cobre você com segurança,conforto e a baixo custo. Use e abuse do seu telhado. A cobertura do futuro já está em suas mãos!!!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Veja o Projeto Dos Estádios para a Copa de 2014 no Brasil

Confira imagens de construções estranhas, exóticas muito curiosas e também bizarras, mas absolutamente incríveis! Deixe seu comentário qual você mais gostou?











Curiosidade: Construindo Uma Ponte

Prédio Giratório será construido na cidade de Dubai

TEMA DE HOJE:A importância da informática na Engenharia Cívil

É preciso não esquecer que o computador é uma máquina capaz de realizar cálculos de uma maneira extremamente rápida e eficiente, mas não pode e não deve substituir o engenheiro, que sempre precisa rever os resultados em busca de possíveis erros.
Existem uma infinidade de programas de computador utilizados na engenharia civil desde o desenho do projeto, cálculos, projeto elétrico, hidráulico, estruturas, desenho em 3d, etc. Entretanto o profissional de engenharia necessita ter conhecimentos em informática, saber usar a internet, para se manter atualizado no mercado de trabalho. 

Curiosidade: Surge Uma Nova Engenharia

Conheça Dubai um dos maiores exemplos de novas tecnologias na área de Engenharia Civil

http://www.youtube.com/watch?v=zl0MbDpLhqk

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Uma Arte... Uma história...

       Engenharia é a arte, a ciência e a técnica de bem conjugar os conhecimentos especializados de uma dada área do saber, com o apoio da viabilidade técnico-econômica, para produzir novas utilidades e transforma a natureza, em conformidade com idéias bem planejadas. Várias são suas especialidades que aliados às novas tecnologias, mais e mais especialidades continuamente estão a surgir.
       A história da engenharia é muito fascinante uma vez que, permite que se conheça e se valorize as extraordinárias construções edificadas pelo homem desde a pré-história até os dias atuais, ao mesmo tempo revelam que as construções, além de satisfazerem as necessidades do homem em uma determinada época, são valorosas e importantes expressões culturais, sociais, políticas e econômicas das sociedades que as construíram.

Por dentro da história...

       "O termo engenharia vem do latim ingeniu, que quer dizer faculdade inventiva/criativa, talento." O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para sua vida e com isso, inventando objetos a parti das suas necessidades. O conceito atual de engenharia, como profissão regulamentada, é relativamente recente podendo se dizer que data da segunda metade do Séc. XVIII.
       A história da engenharia  na Pré-História nós é mostrada através  do Período Paleolítico, onde os primeiros hominídeos descobriram a alavanca, o domínio do fogo e a construção da roda. Passando para o Período Neolítico, com o cultivo na agricultura, domesticação de animais, modelagem de cerâmicas. Na Idade do Bronze, ocorreu a fundição dos primeiros metais: Cobre e Estanho. Irrigação, construções navais, sistema subterrâneo. Na Idade do Ferro, O ferro foi a principal utilidade, a imprensa também foi aperfeiçoada. Com o avançar da história a engenharia se modernizou e se caracterizou pela aplicação generalizada dos conhecimentos científicos a solução de problemas com o auxílio de recurso físicos, químicos e matemáticos. Surge então o engenheiro, que é, na realidade o resultado de todo um processo de evolução ocorrido durante milênios.

A História da Internet - Como Tudo Começou...

       A Internet nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear.
Quando a ameaça da Guerra Fria passou, ArphaNet tornou-se tão inútil que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Foi assim permitido o acesso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades as quais, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outros países, permitindo que pesquisadores domésticos a acessarem, até que mais de 5 milhões de pessoas já estavam conectadas com a rede e, para cada nascimento, mais 4 se conectavam com a imensa teia da comunicação mundial.
Nos dias de hoje, não é mais um luxo ou simples questão de opção uma pessoa utilizar e dominar o manuseio e serviços disponíveis na Internet, pois é considerada o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem.
       Com o surgimento da World Wide Web, esse meio foi enriquecido. O conteúdo da rede ficou mais atraente com a possibilidade de incorporar imagens e sons. Um novo sistema de localização de arquivos criou um ambiente em que cada informação tem um endereço único e pode ser encontrada por qualquer usuário da rede.
Em síntese, a Internet é um conjunto de redes de computadores interligadas que tem em comum um conjunto de protocolos e serviços, de uma forma que os usuários conectados possam usufruir de serviços de informação e comunicação de alcance mundial.