sexta-feira, 22 de abril de 2011

Uma Arte... Uma história...

       Engenharia é a arte, a ciência e a técnica de bem conjugar os conhecimentos especializados de uma dada área do saber, com o apoio da viabilidade técnico-econômica, para produzir novas utilidades e transforma a natureza, em conformidade com idéias bem planejadas. Várias são suas especialidades que aliados às novas tecnologias, mais e mais especialidades continuamente estão a surgir.
       A história da engenharia é muito fascinante uma vez que, permite que se conheça e se valorize as extraordinárias construções edificadas pelo homem desde a pré-história até os dias atuais, ao mesmo tempo revelam que as construções, além de satisfazerem as necessidades do homem em uma determinada época, são valorosas e importantes expressões culturais, sociais, políticas e econômicas das sociedades que as construíram.

Por dentro da história...

       "O termo engenharia vem do latim ingeniu, que quer dizer faculdade inventiva/criativa, talento." O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para sua vida e com isso, inventando objetos a parti das suas necessidades. O conceito atual de engenharia, como profissão regulamentada, é relativamente recente podendo se dizer que data da segunda metade do Séc. XVIII.
       A história da engenharia  na Pré-História nós é mostrada através  do Período Paleolítico, onde os primeiros hominídeos descobriram a alavanca, o domínio do fogo e a construção da roda. Passando para o Período Neolítico, com o cultivo na agricultura, domesticação de animais, modelagem de cerâmicas. Na Idade do Bronze, ocorreu a fundição dos primeiros metais: Cobre e Estanho. Irrigação, construções navais, sistema subterrâneo. Na Idade do Ferro, O ferro foi a principal utilidade, a imprensa também foi aperfeiçoada. Com o avançar da história a engenharia se modernizou e se caracterizou pela aplicação generalizada dos conhecimentos científicos a solução de problemas com o auxílio de recurso físicos, químicos e matemáticos. Surge então o engenheiro, que é, na realidade o resultado de todo um processo de evolução ocorrido durante milênios.

A História da Internet - Como Tudo Começou...

       A Internet nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear.
Quando a ameaça da Guerra Fria passou, ArphaNet tornou-se tão inútil que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Foi assim permitido o acesso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades as quais, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outros países, permitindo que pesquisadores domésticos a acessarem, até que mais de 5 milhões de pessoas já estavam conectadas com a rede e, para cada nascimento, mais 4 se conectavam com a imensa teia da comunicação mundial.
Nos dias de hoje, não é mais um luxo ou simples questão de opção uma pessoa utilizar e dominar o manuseio e serviços disponíveis na Internet, pois é considerada o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem.
       Com o surgimento da World Wide Web, esse meio foi enriquecido. O conteúdo da rede ficou mais atraente com a possibilidade de incorporar imagens e sons. Um novo sistema de localização de arquivos criou um ambiente em que cada informação tem um endereço único e pode ser encontrada por qualquer usuário da rede.
Em síntese, a Internet é um conjunto de redes de computadores interligadas que tem em comum um conjunto de protocolos e serviços, de uma forma que os usuários conectados possam usufruir de serviços de informação e comunicação de alcance mundial.